O movimento, que inicia com a coleta de pneus, acontece nos dias 16, 17 e 18 na Av. Weyne Cavalcante, em frente ao Planeta dos Ferros
O período de chuvas, conhecido como inverno amazônico, acende o alerta para o aumento de casos de proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite os vírus da dengue, o vírus causador de dengue, Chikungunya, Zika e a febre amarela urbana. Durante os dias 16, 17 e 18, as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Meio Ambiente (Semma), realizarão uma ação de coleta de pneus com o objetivo de diminuir os focos de proliferação do mosquito. A ação acontece na Av. Weyne Cavalcante, em frente ao Planeta dos Ferros, de 8h às 18h na quinta e sexta-feira e de 8h às 14h no sábado.
O inverno amazônico, que chega em dezembro e vai até entorno de maio, registra os ciclos mais intensos de chuva nas cidades da região amazônica e em Canaã dos Carajás não é diferente. A Coordenadora de Educação Ambiental, Priscilla Martins, reforça que a participação dos munícipes é importante para evitar mais casos das doenças e garantir a segurança das famílias. “Essa ação contribui nesse período, que são os três meses mais críticos do ano em relação à dengue e todo mundo tem que trabalhar a cidadania. A responsabilidade da cidade limpa é de todos nós.”, destaca.
Confira algumas orientações do Ministério da Saúde para combater o mosquito Aedes aegypti:
● Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados.
● Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas.
● Guardar pneus em locais cobertos.
● Guardar garrafas com a boca virada para baixo.
● Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água.
● Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras.
● Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
● Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
● Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.
● Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal.
● Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias.
● Guardar baldes com a boca virada para baixo.
● Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos.
● Manter limpas as piscinas.
● Guardar ou jogar no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos
● Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.
Comments