PACIENTE DENUNCIA QUE: Tratamentos psicológicos são provisoriamente suspensos em CANAÃ DOS CARAJÁS-PA.
- BLOG DO BEKÃO
- 21 de fev.
- 2 min de leitura

Isabel da Silva é natural do estado de São Paulo, tem 32 anos, migrou para Canaã dos Carajás com seu ex-parceiro em 2017 e se autodenomina parda. Quando se separou do companheiro, com o qual não era oficialmente casada, levou consigo apenas a filha de 6 anos.
Sem formação superior, Isabel precisou enfrentar o mercado de trabalho nas funções mais mal remuneradas possíveis, era o único jeito de dar conta do aluguel, da comida, conta de luz, água, entre outros gastos. E em meio a esse turbilhão de novas preocupações e atividades, ela foi diagnosticada com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).
A partir de então - encaminhada pela unidade de saúde do seu bairro - todas às quintas-feiras, às 15h, ela frequenta a Clínica São Camilo, na rua Angelim, número 90, no centro de Canaã dos Carajás, onde recebe tratamento psicológico.
Há pouco mais de dois anos, Isabel tem uma rotina de quinta-feira liturgicamente definida: Levar sua carteirinha de acompanhamento psicológico à unidade de saúde, receber do setor de regulação sua autorização, esperar o horário de sua terapia semanal e ir à clínica.
No entanto, hoje, 20 de fevereiro, ela foi surpreendida negativamente, ao ser informada pela atendente de regulação da unidade de saúde do bairro Novo Brasil, que suas consultas haviam sido suspensas por tempo indeterminado.
De acordo com a mulher que lhe atendeu, o setor de psicologia da clínica estava se reorganizando e até o fim desse processo não seriam emitidas autorizações para consultas.
Representantes da Clínica São Camilo, por sua vez, disseram a Isabel, via WhatsApp, que, na verdade, a Secretaria Municipal de Saúde era quem havia suspendido os atendimentos.
Sem uma resposta esclarecedora acerca da suspensão do tratamento dela, Isabel da Silva tem como única alternativa esperar o final do tal “tempo indeterminado” para dar seguimento ao seu tratamento.
Na mesma situação dela, encontram-se várias pessoas que recebem o mesmo tipo de tratamento em Canaã dos Carajás e dele dependem para continuarem trabalhando e cuidando de suas famílias de forma digna e saudável.
OBS- o nome da paciente é fictício para proteger a fonte da informação, também em virtude de constrangimentos que possam ainda piorar seu estado de saúde.

Comments